terça-feira, 1 de março de 2011

Olá crianças do meu bom BRASIL -N
Estou aqui postando mais um dos queridos tutoriais RANDOM que acho por ai.
Ai você para e pensa, " Porque esse viado só da [ CTRL + C ] & [ CTRL + V ] (?)
Ah, ai tio Oliver responde... Eu amo fazer isso -qn
Bom,  tenho varios tutoriais feitos POR MIM! Maaaaaaaaaaaas nao tenho tempo de postar sobre o mesmo, quem sabe um dia eu posto -rs

Pois é... Aqui vai mais um Tutorial bacana do www.CosplayBrasil.com .
Sobre o que direi? É simples, hoje ensinaremos, como fazer uma cartola... vamos a lista de materiais!

-Tecido
-Entretela,
-EVA fino, ou qualquer outro material para sustentação
-Linha
-Agulha
-Máquina de costura


* Um tecido aconselhado seria Brim-Jeans só que como ele é grosso, na hora de costurar a aba tem que ser feito a mão, então tomem cuidado pra não comprar algo que sua máquina não vá conseguir costurar no final. *


1° Passo
Todos os moldes são duplos, ou seja, imagine que tem outro pedaço de pano no mesmo formato atrás de cada desenho. Você vai precisar do circulo para o topo, o circulo com a abertura da cabeça pra aba e do "retângulo" para a parte comprida da cartola.

[Molde abaixo]


Nota: Faça os moldes primeiro em papel para ter certeza que o tamanho ficou bom e do formato que você deseja e lembre-se que o tecido deve ser cortado um pouco maior para o espaço da costura.


2°Passo 
Colocar entretela dentro do tecido para cartola ficar firme, ou EVA, para isso você precisa cortar o material que escolheu um pouco menor que o tecido para encaixar lá dentro e ter o espaço da costura. No meu caso usei EVA de papelaria pra parte maior e entretela pra aba.

3°Passo
Costure as bordas das abas e depois as tire do avesso para sumir com a costura, deixe a parte de "dentro" aberta, se for colocar entretela essa é a hora e costure tudo junto. Depois deixe a aba de lado.
 


4°Passo: 
O retangulo pode ser cortado com o tecido dobrado economizando uma costura, se você cortou o molde assim apenas deixe ele ainda dobrado e costure apenas a ponta aberta, se você cortou os dois retangulos separados costure as duas pontas. Costure a parte superior e deixe embaixo aberto para colocar o EVA depois se for usá-lo, se for colocar entretá-la costure junto.


5° Passo
 Junte as duas pontas do retangulo formando o cilindro da cartola. No desenho pode não parecer claro, mas você vai costurar uma ponta na outra antes de deixar no formato cilindrico. Assim:




Nota: depois de costurar abra a costura e passe o ferro para deixá-la no lugar e facilitar o resto do processo. 

6° Passo
Pegue o circulo do topo da cartola e com tudo ainda do avesso encaixe no topo do cilindro e costure. Depois é só tirar tudo do avesso




7° Passo

Pegue as abas esquecidas e encaixe na base da cartola e costure.


Se o tecido mais entretela, etc. ficar muito grosso a máquina não vai conseguir costurar então você vai ter que fazer essa etapa na mão.

8° Ultimo passo
 Depois que você dobrar as costuras pra dentro da cartola e colocar ela virada para cima está tudo pronto!




(Para a cartola vestir melhor e não machucar a cabeça é melhor fazer o topo e as abas num formato mais ovalado).


Voalá -q
E esta pronta sua cartola, não é lá aquelas coisas... mas vale a intenção certo?
Agradeço a Mo_Vampire, pela dica! <33'

Espero que tenham gostado.
Tio Oliver ama voces ♥ q

Nenhum comentário:

Postar um comentário